+55 96 981295107 (AP, Brazil), +1 236 9995297 (BC, Canadá) filmes@castanha.org
Escolha uma Página

Mazagão | Porta do Mar

A vila de Mazagão Velho é conhecido como berço da cultura do estado do Amapá. Seus habitantes se orgulham de ser descendentes da migração para o Brasil da última colônia portuguesa na África. Hoje, entre as dezenas de festas em homenagem a santos católicos comemoradas em Mazagão, a principal é a Festa de São Tiago, que remonta o conflito entre “cristãos e mouros” na África, com procissão de cavalaria e batalhas encenadas pelas ruas da cidade. Esta tradição secular está atualmente em rota de colisão com a modernidade.

“Mazagão – Porta do Mar” mergulha no imaginário e na história do povo de Mazagão em uma trajetória que atravessa 246 anos e o Oceano Atlântico. O documentário registra o encontro de dois mundos e tempos: o da cidade do passado e suas histórias de batalhas gloriosas, com a comunidade tradicional que está numa encruzilhada com o mundo moderno.


 

Este projeto foi contemplado com recursos do edital Prodav 08 do Fundo Setorial de Audiovisual – FSA/Ancine, de conteúdo destinado para TVs públicas e educativas.

Mazagão | Porta do Mar

HD | 51 min, 2016
(Finalizado)

Roteiro e Direção: Gavin Andrews
Co-direção: Cassandra Oliveira
Produção: Jurandir Costa
Trilha Sonora original: Aron Miranda

Uma realização de Castanha Filmes; Produzido por Espaço Vídeo